Subscribe:

Ads 468x60px

Apocalipse

Aprenda a interpretar
Texto: “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”. Apocalípse 1.19.
INTRODUÇÃO:
No estudo do Livro de Apocalipse, entende-se que existem quatro ou mais formas de interpretações, pelo que devemos estudá-lo com toda reverência, porque é a palavra de Deus, e com todo interesse e oração, porque a palavra de Deus somente é revelada pelo Espírito de Deus.
1) – A INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA
Quanto a esta forma de interpretar a palavra de Deus, especificamente o Livro de Apocalipse deve tomar-se todo o cuidado possível, porque este Livro não é PURAMENTE HISTÓRIA, senão que também é presente e futuro.
A interpretação do Apocalipse é um tanto superficial, pois existem coisas que através da História não podem interpretar-se literalmente. Existem muitos altos e baixos que não são respondidos corretamente. Darei por exemplo o versículo 2 do capítulo 6, onde todos os que interpretam historicamente se deparam com este problema, interpretando o CAVALEIRO como Cristo. Qual é a base para sua interpretação? “O CAVALO, o que parece ridículo interpretar o cavaleiro pelo cavalo. E aqui aparece uma pergunta: Qual é o Cordeiro do versículo 1 do cap. 6?
2) – A INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA
Existem aqueles que interpretam o Apocalipse como um fato PURAMENTE SIMBÓLICO, ou seja, tudo quanto está relatado no Livro é
somente símbolos da realidade que estamos vivendo. Não nego que o Apocalipse possui muita simbologia, porém não puramente simbologia. Pois, se fosse somente símbolos, como se poderia interpretar aquelas pragas e tormentos, a manifestação do anticristo em forma pessoal, se todo Livro é somente símbolo?
3) – A INTERPRETAÇÃO ESPIRITUALISTA
Esta interpretação como todas as outras quer demonstrar que é mais correta de todas, dando a entender que todas as outras possuem: Símbolos, história, literalismo e futurismo. Pelo que esta interpretação, separada das outras quer demonstrar que tudo quanto está escrito no Livro é somente acontecimentos espirituais e não literais, pelo que está totalmente contrária às próprias Palavras de Deus, porque o Senhor Jesus Cristo falou para João na Ilha de Pátmos, dizendo-lhe:
a) As coisas que tens visto – (Tempo passado)
b) As coisas que são – (Tempo presente)
c) ...hão de acontecer – (Tempo futuro) Apocalípse 19.19.
Pelo que encontramos aqui, o Senhor Jesus Cristo falou para João, dizendo que ainda faltavam ALGUMAS COISAS por acontecer. Isto é, no sentido Material, Literal.
4) – A INTERPRETAÇÃO FUTURISTA
Quanto a esta interpretação é uma das mais aceitas por todos os que se dedicam de forma total e espiritual ao estudo das Sagradas Escrituras, especificamente ao Livro de Apocalipse. Creio que oitenta por cento desta interpretação está de acordo com o pensamento das Assembléias de Deus através do mundo. Porque digo somente oitenta por cento estamos de acordo? Porque, somente oitenta por cento são interpretação futurista, os vinte por cento restantes estão nas outras interpretações. Porque não PURAMENTE FUTURISTA? Porque possuem também:
- HISTÓRIA - (As Sete Igrejas da Ásia).
- SIMBOLOGIA - (Através de Todo o Livro).
- ESPIRITUALIDADE - (O sentido geral do Livro).
- LITERALISMO – (Ao longo dos seus Capítulos).
- FUTURISMO – (Aquilo que ainda não aconteceu).
Neste simples resumo, está a fonte de interpretação das Assembléias de Deus, quanto ao Livro de Apocalipse, o que sem dúvida é a mais exata, das interpretações, eis que é o Espírito Santo de Deus que nos revela a Sua palavra e não a mente humana, pois a mente do homem não pode entender as coisas do Espírito.
Deus coloque Sua bênção sobre você, para que seja um conhecedor das profecias.

0 comentários: